2 de outubro de 2016

Melhor idade. Será?

Melhor idade. Será?
“No 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.

No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.” Fonte: http://brasilescola.uol.com.br

O politicamente correto não permite chamar velho de velho. Criou-se então o termo “Melhor Idade”.
Quando se chega ao cume da idade, relembra-se do seu passado de trabalho, de experiência, do desempenho profissional, histórico familiar e esportivo. São indicações para respeito, dignidade e valorização. Deveriam ser  eternamente mimados e colocados no colo. Muda-se o tipo de alimentação, não “pega fila”, não são obrigados a votarem, (aos 70 anos). Perante a lei todos são iguais, mas os idosos tem algo a mais.
Mas essa tal de “melhor idade” realmente, será que existe? Vejamos:

Os planos de saúde são mais caros para os de “melhor idade”.
Os gastos com medicamentos aumentam. O alimento deve ser com restrições.

Piora a visão, os movimentos, a fala diminui o tom e várias outras situações.

Na realidade esse título de melhor idade não existe. Em muitos casos os velhos são abandonados pelos filhos, muitos não trabalham e nem tem família. Alguns são maltratados por cuidadores, quando tem quem os cuidem. O descaso e abandono, a resistência fraca, dores, murmurações e solidão. Como ter melhor idade nesta situação? Se são ricos “sofrem” menos; se são pobres, são ignorados e ainda tem sua aposentadoria, que já é insignificante para essa idade, solapada pelos empréstimos financeiros dos bancos e parentes.

Os idosos devem ser paparicados por aqueles que receberam seus cuidados. Ainda não vi nenhum idoso dizer que estão na melhor idade. O meu sogro dizia que ele deixou de ser “homem” quando envelheceu. Conheci outros idosos que diziam abertamente que velho tem que morrer logo.

Eles não recebem o retorno de tudo o que fizeram pelos outros e pelo país. São poucos que realmente cuidam dos seus “velhos”. Parabéns aos que de bom senso viabilizaram leis e oportunidades favoráveis aos idosos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário é de pura responsabilidade de quem comenta, não sendo essa a opinião do autor deste blog.