Lições Bíblicas CPAD
Jovens e Adultos
4º Trimestre de 2014
Título: Integridade
Moral e Espiritual — O legado do livro de Daniel para a Igreja de hoje
Comentarista: Elienai
Cabral
Lição 11: O Homem
vestido de linho
Data: 14 de
Dezembro de 2014
TEXTO ÁUREO
“E levantei os meus olhos, e
olhei, e vi um homem vestido de linho, e os seus lombos, cingidos com ouro fino
de Ufaz” (Dn 10.5).
VERDADE PRÁTICA
Deus revela o futuro, para que o seu
povo não fique amedrontado e confuso.
HINOS SUGERIDOS
77, 125, 500.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 7.8
O poder da oração constante
Terça - Sl 37.1-7
Deus responde a oração sincera
Quarta - Dn 10.4,5; Ap 1.13-17
A visão de Daniel e João
Quinta - Dn 10.13; Ef 6.10-12
Atividade no mundo espiritual
Sexta - Dn 10.12-14
Pela oração vencemos as potestades diabólicas
Sábado - Ez 37.1-14; Mt 24.32; Lc 21.29,30
Israel, a figueira brotando
LEITURA BÍBLICA
EM CLASSE
Dasiiel 10.1-6,9,10,14.
1 - No
ano terceiro de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo
nome se chama Beltessazar; e a palavra é verdadeira e trata de uma guerra
prolongada; e ele entendeu essa palavra e teve entendimento da visão.
2 - Naqueles
dias, eu, Daniel, estive triste por três semanas completas.
3 - Manjar
desejável não comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com
unguento, até que se cumpriram as três semanas.
4 - E,
no dia vinte e quatro do primeiro mês, eu estava à borda do grande rio
Hidéquel;
5 - e
levantei os meus olhos, e olhei, e vi um homem vestido de linho, e os seus
lombos, cingidos com ouro fino de Ufaz.
6 - E
o seu corpo era como turquesa, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus
olhos, como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés, como cor de bronze
açacalado; e a voz das suas palavras, como a voz de uma multidão.
9 - Contudo,
ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo a voz das suas palavras, eu caí com o
meu rosto em terra, profundamente adormecido.
10 - E
eis que uma mão me tocou e fez que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as
palmas das minhas mãos.
14 - Agora,
vim para fazer-te entender o que há de acontecer ao teu povo nos derradeiros
dias; porque a visão é ainda para muitos dias.
INTERAÇÃO
Os anjos são seres espirituais
presentes na Bíblia. Ele está envolvido com o futuro de Israel, no Antigo
Testamento, e com o futuro da Igreja, em o Novo Testamento. Além disso, os
anjos ministram por ordem divina e, por isso, não recebem adoração em hipótese
alguma. Infelizmente, muitos têm ensinado uma falsa doutrina acerca dos anjos,
dizendo que Gabriel está ali, Miguel, acolá. E Jesus? Onde fica nisso tudo?
Prezado professor, você tem uma boa oportunidade, através do capítulo dez de
Daniel, de desmistificar crendices que não exaltam a Deus e nem edificam vidas.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar
apto a:
· Discorrer sobre
a visão celestial de Daniel.
· Explicar o
significado do homem vestido de linho.
· Saber que
os anjos de Deus são seres espirituais ajudadores.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Professor, para concluir a aula da
presente lição, reproduza o esquema abaixo de acordo com as suas
possibilidades. O esquema é uma adaptação da explicação do teólogo pentecostal
escocês, radicado nos EUA, Myer Pearman. Destaque para os alunos o que a Bíblia
revela acerca da natureza dos anjos: são criaturas, espíritos, imortais e
numerosos. A partir da análise da natureza angelical, enfatize que a Bíblia não
nos ensina crendices quanto aos anjos. Boa aula!
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Palavra Chave
Visão: Concepção
ou representação, em espírito, de situações, questões, etc. Interpretação.
Ao estudarmos o capítulo dez,
precisamos compreender que já se haviam passado uns quatro anos desde que
Gabriel apareceu a Daniel com uma mensagem da parte de Deus. Era o terceiro ano
do reinado de Ciro da Pérsia, e Daniel era um homem com mais de 90 anos de
idade. Mesmo assim, não desistiu de orar e jejuar em favor do seu povo.
O capítulo dez trata da última visão
do profeta a respeito dos acontencimentos dos últimos dias.
I. UMA VISÃO CELESTIAL (Dn 10.1-3)
1. “Foi revelada uma palavra a
Daniel”. O capítulo dez tem início com a
visão que Daniel teve a respeito dos acontecimentos dos últimos dias. Neste
capítulo, temos apenas o início da visão e da revelação de Daniel. Deus é
Senhor e tem o conhecimento total e completo do futuro. Sua revelação é infalível
e não deixa nenhuma dúvida.
2. Daniel um homem de oração. Lendo os primeiros versículos do capítulo
dez, podemos ver que Daniel estava mais uma vez se dedicando à oração e ao
jejum. Mesmo estando exilado e tendo que servir a reis pagãos, Daniel não se
descuidou de sua vida de jejum e oração. Ele era um homem que tinha um espírito
excelente, por isso Deus lhe revelou seus desígnios.
Daniel era um homem determinado e
consciente da situação do seu povo. Talvez, por isso, tivesse por três semanas
consecutivas (21 dias) orado, jejuado e não se ungido com unguento (v.3). A
perseverança de Daniel em oração fez com que os céus se abrissem. Temos um Deus
que ouve e responde as nossas orações (Jr 33.3). Daniel não desistiu de clamar
e pedir pelo retorno do seu povo. Ele sabia o quanto Deus é Poderoso e que no
tempo certo Ele agiria em favor dos israelitas. O tempo de Deus não está preso
às circunstâncias históricas. No tempo devido, seus desígnios são
concretizados. Daniel havia entendido que o plano de Deus para o seu povo não
havia findado.
3. A tristeza de Daniel. “Estive triste por três semanas completas”
(10.2). Não sabemos o motivo real que trouxe tamanha tristeza e dor ao coração
de Daniel. Todavia, sabemos que ele não se deixou abater por sua melancolia.
Daniel continuou a orar e jejuar, buscando o socorro divino. As adversidades e
tristezas desta vida não podem nos impedir de orar e prosseguir em nossa
caminhada. Talvez um dos motivos da tristeza de Daniel seja o fato de que no
terceiro ano de Ciro o trabalho da reconstrução do Templo havia sido
interrompido (Ed 4.4,5,23,24).
SINOPSE DO TÓPICO (I)
Daniel, um homem de oração, sentiu o
peso da tristeza acerca da revelação das últimas coisas.
II. A VISÃO DO HOMEM VESTIDO DE LINHO (Dn 10.4,5)
1. Um “homem vestido de linho”. A visão de Daniel é muito parecida com a que
João teve na ilha de Patmos (Ap 1.12-20) e com a do profeta Ezequiel (Ez 1.26).
Acredita-se que, assim como João e Ezequiel, o profeta Daniel tenha visto o
Senhor Jesus Cristo. Tanto João como Daniel tiveram a mesma reação diante de
tal visão: desfaleceram. Eles não encontraram forças para ficar de pé (Dn 10.8;
Ap 1.17). Homem algum pode resistir diante da glória do Senhor. A visão do
Filho do Homem fez com que as forças físicas de Daniel se esgotassem, todavia,
o Senhor enviou um anjo para tocar o seu profeta (Dn 10.10).
2. “Eis que uma mão me tocou”. Daniel é tocado pelo anjo de Deus e ouve
palavras de consolo. Os anjos são seres celestiais reais, porém nem sempre
podemos vê-los (Hb 12.22). A Palavra de Deus declara que eles são “espíritos
ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a
salvação” (Hb 1.14). Alguns anjos se rebelaram contra Deus (Jd 6), cometendo um
grave pecado. Estes foram expulsos do céu.
O número de anjos é imenso (Hb
12.22), porém, no livro do profeta Daniel encontramos a referência a dois anjos
em especial: Gabriel, que ajudou a Daniel a compreender as revelações divinas
(Dn 9.21-27) e Miguel, o arcanjo, protetor de Israel (Dn 12.1). No Antigo
Testamento, uma das atribuições dos anjos era guardar o povo de Deus (2Rs
6.17). Na Bíblia os anjos também foram utilizados como agentes na execução do
julgamento divino (Gn 19.1).
3. “O príncipe do reino da Pérsia”. Quem era este príncipe? A maioria dos
teólogos acredita que este príncipe seja um anjo satânico. Estes seres malignos
obedecem ao comando de seu chefe, o Diabo. Neste capítulo, eles aparecem em
oposição ao povo de Deus (vv.13,20). Precisamos de discernimento em relação aos
anjos, pois a Palavra de Deus afirma que o próprio Satanás pode disfarçar-se em
anjo de luz (2Co 11.14).
SINOPSE DO TÓPICO (II)
A visão de Daniel acerca do homem
vestido de linho é semelhante a que o apóstolo João teve na Ilha de Patmos e
com a do profeta Ezequiel.
III. DANIEL É CONFORTADO POR UM ANJO (Dn 10.10-12)
1. Daniel é confortado por um anjo
(10.10-12). Diante da visão o profeta
perdeu as suas forças. Porém, o Senhor envia um anjo para tocar Daniel e
restaurar as suas forças físicas. A mão do anjo tocou o profeta e o ergueu.
Observe que Daniel, “o homem mui desejado,” ficou como morto e depois de joelhos
diante do Senhor. No grande dia, como ficarão aqueles que rejeitam e desprezam
o Filho de Deus?
2. O conflito entre o Arcanjo Miguel
e o príncipe do reino da Pérsia (10.13). No
capítulo dez do livro de Daniel, dois príncipes das milícias satânicas são identificados:
“o príncipe do reino da Pérsia” (v.13) e o “príncipe da Grécia” (v.20). Estes
príncipes não eram homens comuns, mas anjos satânicos. Estes anjos caídos só
foram derrotados depois que Deus enviou Miguel, o príncipe de Israel (v.21). O
anjo que falava com o profeta explicou que o príncipe da Pérsia estava
impedindo que a mensagem de Deus fosse entregue. O propósito de Satanás era
impedir que Daniel recebesse a revelação do Senhor.
3. A hostilidade espiritual contra o
povo de Deus. O Inimigo tenta de todas as
formas destruir Israel, todavia o Senhor tem uma aliança eterna com o seu povo.
Satanás não pode impedir a bênção de Deus para Israel. O Inimigo também tenta
de todas as formas destruir a Igreja de Cristo. Ele se opõe a Igreja assim como
o rei da Pérsia se opôs a Daniel e ao anjo do Senhor.
Há resistência espiritual às nossas
orações e a nós. Quando oramos entramos em batalha contra as potestades do mal
(Ef 6.12). Israel tem o seu ajudador, o arcanjo Miguel. A Igreja é guardada
pelo próprio Senhor Jesus Cristo, aquele que venceu as forças do Inimigo ao
morrer e ressuscitar ao terceiro dia.
SINOPSE DO TÓPICO (III)
Diante da visão Daniel desfaleceu. Mas,
Deus enviou-lhe um anjo para confortá-lo e reerguê-lo.
CONCLUSÃO
Duas vezes o anjo de Deus tocou em
Daniel para que ele pudesse recobrar as suas forças físicas. O toque de Deus
nos anima e nos fortalece para que possamos, como Daniel, servir ao Senhor com
temor e amor.
BIBLIOGRAFIA
SUGERIDA
GILBERTO, Antônio. Daniel & Apocalipse. RJ: CPAD, 2006.
LAHAYE, Tim; HINDSON (Ed.). Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2004.
LAHAYE, Tim; HINDSON (Ed.). Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2004.
EXERCÍCIOS
1. Como
se inicia o capítulo dez?
R. Com a visão que Daniel teve a respeito dos acontecimentos dos últimos
dias.
2. Qual
era o motivo da tristeza de Daniel?
R. Não sabemos o motivo real que trouxe tamanha tristeza e dor ao coração
de Daniel. Todavia, sabemos que ele não se deixou abater por sua melancolia.
Daniel continuou a orar e jejuar, buscando o socorro divino.
3. A
visão de Daniel no capítulo dez se parece com quais visões?
R. A visão de Daniel é muito parecida com a que João teve na ilha de Patmos
(Ap 1.12-20) e com a do profeta Ezequiel (Ez 1.26).
4. Quem
era o “homem vestido de linho”?
R. Acredita-se que, assim como João e Ezequiel, o profeta Daniel tenha
visto o Senhor Jesus Cristo.
5. Segundo
a lição, quem era o príncipe da Pérsia?
R. A maioria dos teólogos acredita que este príncipe seja um anjo satânico.
AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Exegético
“Uma Visão Celestial de Conflitos
Terrenos, 10.1-12.13
A maioria dos intérpretes concorda em
que os últimos três capítulos do livro de Daniel constituem uma unidade. Keil
descreve os conteúdos dessa seção como ‘A revelação das aflições do Povo de
Deus Infligidas pelos Governantes do Mundo até a Consumação do Reino de Deus’.
Essa seção não está em forma de sonho ou visão. Ela é uma revelação, que vem
diretamente a Daniel por intermédio de um ser celestial que age como o mediador
da verdade. A expressão foi revelada uma palavra a Daniel (10.1)
contém a palavra niglah,
a forma passiva do verbo que significa ‘desvendar, manifestar, revelar’. Essa
manifestação culminante experimentada por Daniel veio a ele na forma mais
elevada de revelação, através do encontro direto com a deidade. Keil descreve
essa experiência como uma teofania, uma manifestação ou aparição de Deus”
(PRICE, Ross; GRAY, C. Paul (et al).Comentário Bíblico Beacon: Isaías
a Daniel. 1ª Edição. Volume 4. RJ: CPAD, 2005, pp.538-39).
AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Bibliológico
“Anjos Caídos
Os anjos malignos, dos quais Satanás
é o príncipe (Jo 12.31; 14.30; Ef 2.2; cf. 6.12), se opõem aos bons (Dn 10.13),
perturbam o bem-estar do homem às vezes adquirindo o controle que Deus tem
sobre as forças da natureza (Jó 1.12-19) e as doenças (Jó 2.4-7); cf. Lc 13.16;
At 10.38. Eles tentam o homem para pecar (Gn 3.1-7; Mt 4.3; Jo 13.27; 1Pe 5.8)
e espalham falsas doutrinas (1Rs 22.21-23; 2Co 11.13,14; 2Ts 2.2; 1Tm 4.1). No
entanto, sua liberdade para tentar e testar o homem está sujeita à vontade
permissiva de Deus (Jó 1.12; 2.6).
Embora eles ainda tenham a sua
habilitação no céu e, às vezes, tenham acesso ao próprio trono de Deus (Jó
1.6), serão lançados à terra por Miguel e seus anjos antes da Grande Tribulação
(Ap 12.7-9), e finalmente serão lançados no lago de fogo e enxofre ‘preparado
para o diabo e seus anjos’ (Mt 25.41).
Os anjos, como seres criados
separadamente, não se casam nem se dão em casamento (Mt 22.30; Lc 20.36). Em
contraste, os homens são todos participantes da raça humana e descenderam do
primeiro casal, Adão e Eva. Deus, portanto, não pode lidar com os anjos através
de um representante e, sendo assim, os anjos caídos não podem ser remidos por
um comandante federal como o homem (por exemplo, ‘em Adão’ e ‘em Cristo’ Rm
5.12ss.; 1Co 15.22).
Com que base Deus, então, separou os
santos anjos (Mt 25.31; Mc 8.38) daqueles que pecaram (2Pe 2.4; cf. Jd 6)? Com
base em sua obediência, amor e lealdade a Ele. Aqueles que seguiram a Lúcifer
em sua rebelião contra Deus (Is 14.12-17; Ez 28.12-19) desse modo pecaram e
caíram. Alguns destes foram colocados em cadeias eternas (Jd 6), mas os outros
ainda estão livres e ativos e são chamados demônios. Aqueles anjos que
continuaram firmes em amor, lealdade e obediência a Deus foram confirmados em
um caráter de justiça. Assim, os anjos podiam pecar ou permanecer puros até
serem totalmente testados e confirmados em justiça” (PFEIFFER, Charles F.; VOS,
Howard, F. Dicionário Bíblico Wycliffe. 1ª Edição. RJ: CPAD,
2009, p.139).
SUBSÍDIOS
ENSINADOR CRISTÃO
O Homem vestido de linho
O capítulo que ora vamos estudar
encontra-se numa seção que se destaca dos capítulos sete a nove: a de dez a
doze. Estes aparecem como profecia que os remete a uma retrospectiva histórica
dos capítulos sete a nove. A seção dos capítulos dez a doze dividi-se
basicamente em três partes: introdução longa que descreve a aparição do
emissário divino para Daniel (cap. 10); a revelação que envolve a história dos
quatro impérios mencionados em profecias anteriores (11.1-12.4); a consumação
dos segredos divinos até o tempo do fim (12.5-13).
O capítulo dez retrata o envio de um
emissário celestial, conhecido como o homem vestido de linho, que trouxe uma
mensagem a Daniel acerca do futuro das nações e do povo de Israel. O profeta
Daniel esgotou-se fisicamente diante da realidade espiritual permeada na
batalha entre anjos cuja maioria dos estudiosos conservadores diz serem aqueles
anjos guardiões das nações que habitavam a região da Palestina e adjacências.
Mais importante é destacar que neste
capítulo os anjos aparecem com uma missão específica em relação ao desenrolar
da história revelada em visão a Daniel. Os seres espirituais são enviados pela
parte de Deus para auxiliar o profeta concernente a interpretação de algo que
Daniel buscava compreender. Perceba que em nenhum momento há uma atitude de
deslumbramento por parte do profeta com relação aos seres espirituais. Pois o
seu desgaste físico tem haver com a dimensão do mundo espiritual que ele viu-se
imerso. Por isso, não podemos usar este texto para justificar os movimentos
contemporâneos de “cair no espírito”. É um “assalto” hermenêutico utilizar
textos como este de Daniel para justificar movimentos que nada tem haver com o
desenrolar do futuro das nações onde Deus se predispõe a revelar os mistérios
divinos.
Não se pode deixar de apontar também
que no nascimento de Jesus de Nazaré esta dimensão celestial foi novamente
representada através dos anjos. O anjo Gabriel anunciou o advento do Messias.
Na tentação de Jesus, após Ele ser provado e ter vencido as tentações, anjos o
serviram. O apóstolo Paulo nos falou que a nossa luta não é contra carne e
sangue, mas contra as potestades nas regiões celestiais. Os anjos são reais, o
mundo espiritual é real e, por isso, não podem ser banalizados por meninices e
falta de bom senso e respeito às coisas de Deus.
Fonte: CPAD
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