28 de agosto de 2015

Depurando a escória


Depurando a escória

Jorge Nilson

A situação do povo de Deus no tempo do profeta Isaías era realmente deplorável, em vários aspectos. A visão que o profeta teve em relação a Israel era de um estado terminal. O ministério dos profetas concentra-se tanto no presente como no futuro. No presente, o diagnostico era de um paciente enfermo da ponta dos pés até o fio do cabelo. Os verdadeiros profetas são como os bons médicos: dão o diagnóstico e o tratamento para a cura, com o aviso de, se não cumprir as determinações médicas, virá a derrocada final e inevitável.

A visão de Isaías no capitulo 1, é semelhante a um tribunal: Deus convoca o tribunal, anuncia as acusações e declarou o povo culpado, mas oferece perdão se, se arrependerem. A descrição de Deus era a seguinte: um corpo enfermo (6)– um povo derrotado no final de uma guerra (7-9)  – filhos rebeldes, menos dedicados ao Senhor que os animais aos seus donos (3-4). Mais adiante (3:9), Jerusalém é comparada as cidades de Sodoma e Gomorra.
O pior de tudo é que este povo rebelde e pecador era, religioso. Adorações e sacrifícios diversos, mas o coração hipócrita, estava longe do Senhor.  As mãos estavam manchadas de sangue (Is.59:3).

Será que isso não ocorre em nossos dias? Quantos templos construídos  temos hoje no Brasil? Quantas bíblias de várias versões e estudos, temos hoje em nossas casas? Qual é o investimento em missões e evangelismo nas igrejas? A maior parte das igrejas nos EUA reserva 5% de seu orçamento para a evangelização e 30% para a construção e manutenção de templos. São três bilhões de dólares por ano em suas construções, enquanto idosos, órfãos e necessitados suplicam por ajuda. Cuida-se fragilmente do espiritual, e negligencialmente o social.

Revoltados ou rebelados, significavam, quebra de contrato, quebra de aliança com Deus. Humanamente falando, o povo estava prosperando. No olhar divino, era como uma vítima espancada da cabeça aos pés e deixada para morrer (Is.1:5, 6) o corpo todo infeccionado sem ninguém para cuidar. Esse diagnóstico foi rejeitado pelos falsos profetas e sacerdotes. Havia otimismo no povo, porém o médico estava certo. As mãos que sacrificavam ao Senhor eram as mesmas que praticavam injustiça e derramamento de sangue.
A palavra traduzida por “arrazoemos” no versículo 18 significa decidir um caso no tribunal. Deus, porém oferece perdão, e não juízo. Perdão de que? De toda a sujeira e escória do povo, dos sacerdotes e dos profetas.

Depurar tem, segundo os dicionários os sinônimos de acrisolar, expurgar, mondar, afinar, sublimar, escoriar, lavar, clarificar, decantar, defecar, desencardir, detergir, ilibar, ilustrar, refinar, escoimar. Escória, ainda segundo os dicionários significa fezes, restos, resíduos, corja, escumalha, gentalha, plebe.
Neste caso, quais eram as escória (pecados que aquela nação precisava confessar e abandonar) que precisavam de depuração? Homicídio (v. 21), roubo, suborno, exploração dos indefesos (v. 23) e adoração a deuses pagãos (v. 29). A pratica da idolatria, fizeram as esposas fiéis, tornarem-se prostitutas. Os líderes mantinham uma máscara de religiosidade e o povo era conivente. Havia ainda os seguintes pecados: COBIÇA (vv. 8-10), EMBRIAGUEZ (vv. 11-17), INDIFERENÇA (vv. 18, 19), DISSIMULAÇÃO (v. 20), ORGULHO (v. 21) e INJUSTIÇA (vv. 22-25).

Vejam agora o diagnóstico, o tratamento e o resultado de Isaías capítulo 1:

Visão de Isaías, filho de Amós, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias, reis de Judá.
Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o Senhor tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.
O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
Ai, nação pecadora, povo carregado de iniquidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao Senhor, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás.
Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.
Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.
A vossa terra está assolada, as vossas cidades estão abrasadas pelo fogo; a vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença; e está como devastada, numa subversão de estranhos.
E a filha de Sião é deixada como a cabana na vinha, como a choupana no pepinal, como uma cidade sitiada.
Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra.
Ouvi a palavra do Senhor, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra.
De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.
Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.
As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.
Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.
Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse.
Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas.
A tua prata tornou-se em escórias, o teu vinho se misturou com água.
Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e anda atrás das recompensas; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva.
Portanto diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos, o Forte de Israel: Ah! tomarei satisfações dos meus adversários, e vingar-me-ei dos meus inimigos.
E voltarei contra ti a minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escórias; e tirar-te-ei toda a impureza.
E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel.
Sião será remida com juízo, e os que voltam para ela com justiça.
Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o Senhor serão consumidos.
Porque vos envergonhareis pelos carvalhos que cobiçastes, e sereis confundidos pelos jardins que escolhestes.
Porque sereis como o carvalho, ao qual caem as folhas, e como o jardim que não tem água.
E o forte se tornará em estopa, e a sua obra em faísca; e ambos arderão juntamente, e não haverá quem os apague.
Isaías 1:1-31

Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.

Em fim, depurando a escória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário é de pura responsabilidade de quem comenta, não sendo essa a opinião do autor deste blog.